Postagens populares

sábado, 25 de abril de 2009

Por que pedro afundou?


Um belo dia, remexendo minhas provas da epoca de escolinha de primario vi uma prova, mais especificamente aquelas de religiao, que me remeteu a um seguinte questionamento. Era assim:
A prova falava sobre a passagem biblica do apostolo Pedro avistar Jesus andando sobre as aguas do Rio Jordao, vendo este fazer tal feito, resolve tentar pulando do barco e afundar.
Bem dai, vem uma serie de perguntas que tinha que responder sobre essa passagem biblica na prova, quando tinha meus inocentes 9 anos de idade. Eis ai que vem aquela pergunta da terceira questao de prova:
POR QUE PEDRO AFUNDOU?
eis que respondi: por que ele estava tentando andar sobre as aguas. Achei que estava certo de que iria acertar esta questao. Respondi as demais, e entreguei a prova.
Uma semana depois, a professora entrega a prova, ja corrigida e com a nota, e claro. So que fiquei surpreso: nao porque eu tomei uma nota baixissima naquela prova de religiao, mas porque, justamente aquela terceira questao, que iria acertar, errei. A professora, simplesmente, riscou a minha resposta e escreveu do lado a certa: POR QUE A FE DELE ERA POUCA.

Hoje, perto dos meus 23 anos, estou mais ciente de que estava certo o que havia respondido naquela prova. Porque senao, se as pessoas, cheias de fe nesse ou naquele deus, nesse ou naquele profeta, porque nao, quando for viajar a Paris (por exemplo) cruzar, a pe, as aguas do Oceano Atlantico?

2 comentários:

Jucilene Cerqueira disse...

Adorei o texto. Concordo e assino embaixo a sua conclusão.

Caio Alves Cordeiro disse...

Aulas de religião são sempre um porre, mas seu mal amior é tolher a criatividade e mesmo o espírito cientifico. Dogmatismo devia ser crime...